O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, apresentou no parlamento a previsão de conclusão das obras de modernização da Linha Ferroviária de Cascais para 2026, com o projeto de recuperação das estações a ser finalizado entre 2027 e 2028. Questionado sobre o cronograma das intervenções na ligação ferroviária entre Lisboa e Cascais, o ministro reafirmou o compromisso do Governo em transformar esta linha, assegurando prazos realistas para a sua execução.
A Linha de Cascais, com 25,45 quilómetros de extensão entre Cais do Sodré e Cascais e um total de 17 estações e apeadeiros, está a ser alvo de uma intervenção estratégica que visa, entre outras melhorias, a migração do sistema de eletrificação dos atuais 1.500 V DC para 25 kV-50Hz AC. Para viabilizar esta transição, será construída uma nova subestação em Sete Rios, com o objetivo de alinhar a Linha de Cascais com a restante rede ferroviária nacional e proporcionar uma economia de cerca de 50% no consumo energético.
A obra também inclui a instalação de uma nova sinalização, compatível com o sistema atualizado de catenária. Essa melhoria possibilitará ao operador ferroviário a aquisição de novos comboios, ou, alternativamente, a circulação de comboios provenientes de outras linhas nacionais, permitindo, assim, a retirada de serviço das composições obsoletas, algumas das quais em operação desde 1920.
Essas ações, conforme detalhado pelo ministro, integram uma visão de longo prazo para a revitalização do sistema de transporte ferroviário da região, proporcionando uma rede mais eficiente, sustentável e integrada aos padrões europeus de modernização e eficiência energética.
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